O Mercado de Carbono

A Convenção do Clima permitiu negociações diplomáticas que resultaram em soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mitigar as mudanças climáticas globais. É importante encontrar maneiras inovadoras de reduzir as emissões, especialmente nos setores de alto consumo de energia, para evitar impactos econômicos significativos. Diversos mecanismos, como soluções de mercado, regulamentações comerciais e subsídios, são necessários para uma transição adequada.

O mercado de carbono permite que diferentes atores, principalmente empresas com altas emissões de GEE, interajam e identifiquem oportunidades de redução. O mecanismo "CAP & TRADE" permite que empresas que excedam seus limites de emissão comprem créditos de empresas que reduziram suas emissões além do exigido. Esses mecanismos foram propostos pelo Protocolo de Quioto e o termo "crédito de carbono" foi usado para empresas ou países com altas emissões trabalharem em conjunto com aqueles que demonstram reduções adicionais, a fim de alcançar metas de redução líquida. Esses conceitos foram negociados por muitos anos e agora estão refletidos no Acordo de Paris (2015).

Além das negociações internacionais, o setor privado criou mecanismos voluntários de comércio, estabelecendo empresas registradoras e certificadoras para garantir transações seguras. Os países utilizam esses exemplos de mercado voluntário informal para orientar suas próprias abordagens. Um aspecto importante é a utilização de projetos que utilizem as mesmas metodologias e possam ser comparáveis em todo o mundo, permitindo a padronização da quantificação de emissões e reduções. Esses mecanismos remuneram projetos que evitam ou reduzem as emissões, como o uso de energia renovável e projetos de REDD (redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação).

Essas iniciativas podem gerar créditos de carbono, ativos econômicos que podem ser negociados e agregam valor às empresas, desde que sejam devidamente quantificados e registrados em programas apropriados. Tendo acompanhado o processo de criação e consolidação dos mercados de carbono, a Plant se encontra numa posição ideal para oferecer consultoria em aspectos de criação de inventário de emissões, desenvolvimento de projetos, interação com agências registradoras e certificadoras e facilitar a venda e compra de créditos no mercado de carbono. 


Previous
Previous

Projetos de ARR

Next
Next

Carta do nosso Fundador.