Projetos de ARR

Projetos de reflorestamento, florestamento e revegetação, ou ARR, são projetos elegíveis ao mercado de carbono,  pois visam reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). Resumidamente, o plantio de novas florestas ou da restauração de florestas degradadas, permite resgatar o CO2 atmosférico através da fotossíntese. Esses projetos podem gerar créditos de carbono por meio da captura e armazenamento de carbono na biomassa da floresta, e no solo, o que ajuda a compensar as emissões de GEE de outras atividades humanas. Os créditos de carbono gerados podem ser vendidos no mercado voluntário, ou regulado (compliance), para empresas que desejam compensar suas emissões de GEE.

Para criar um projeto de ARR, é necessário seguir algumas etapas. Primeiramente, é preciso realizar um estudo de viabilidade, que envolve a análise da área de plantio e das condições climáticas e de solo. É importante identificar as espécies de árvores mais adequadas para as áreas, que sejam nativas e que possam se adaptar bem ao clima e solo locais. Depois, é necessário estabelecer um plano de manejo florestal sustentável para garantir a sobrevivência das árvores plantadas e o bom desenvolvimento da floresta. Por fim, o projeto deve ser registrado em um programa de certificação, que verifica se o projeto atende aos critérios de elegibilidade para a geração de créditos de carbono. O programa mais conhecido é o do padrão Verified Carbon Standard (VCS), que permite certificar o projeto e emite os créditos de carbono correspondentes, a depender do sistema em que for registrado, por exemplo: VERRA, ACR, Gold Standard etc.

A Plant executa diversas atividades para o desenvolvimento de projetos alinhados com as exigências da UNFCCC, assim como aderentes aos mercados emergentes (denominados voluntários). Assim, as empresas e os diferentes atores do mercado de carbono podem obter orientação para tomar decisões apropriadas, que de fato atinjam seus objetivos e interesses. 

Este assunto vem se tornando muito importante para todos os setores da economia global, envolvendo tanto setores públicos, organizações governamentais, empresas privadas e organizações não-governamentais. A Plant continua trabalhando na interface entre grandes áreas e interesses sustentáveis. Dessa maneira, iniciativas de reflorestamento, florestamento e revegetação estão no cerne de nossas atividades. Nossos projetos de Uso da Terra, florestas plantadas, nativas e de sistemas agroflorestais buscam atender as exigências dos mercados cativos, orientando para adaptações aos mercados voluntários, assim como observam as tendências internacionais e regionais.

Previous
Previous

Inventário de Emissões

Next
Next

O Mercado de Carbono